Importância da revisão dos fluidos do carro
Por que a revisão de fluidos e óleo do carro é importante?
O descuido com o período de troca dos fluidos e óleo do carro pode levar a problemas sérios, desde desgaste prematuro do motor e de outros componentes até falhas completas de funcionamento de determinados sistemas, como veremos em detalhes.
Então quando verificar e trocar regularmente os fluidos e óleo do seu carro, você pode evitar esses inconvenientes e prolongar a vida útil do seu veículo. A revisão de fluidos pode ajudar a economizar dinheiro em longo prazo, evitando a urgência de substituir componentes caros por não ter mais como reparar.
Quais são os fluidos que precisam ser verificados?
- Óleo do motor
- Fluido de arrefecimento
- Fluido de freio
- Fluido de transmissão ou óleo de caixa
- Fluido do limpador de para-brisa
Além disso, para maior conforto e segurança, também é importante cuidar do fluido de direção hidráulica, especialmente nos veículos que possuem esse opcional. Nos veículos 4×4, além dos fluidos mencionados, é necessário acompanhar o fluido da caixa de transferência e o óleo do diferencial.
1 – Óleo do motor
O nível do óleo deve ser verificado regularmente e a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com as instruções do fabricante, também seguir as recomendações para as quantidades e especificações do tipo de óleo. Quando o óleo do motor está sujo, em nível baixo, ou com viscosidade inadequada, pode haver sérios danos aos componentes do motor. Sem óleo suficiente para lubrificar as peças do motor, o atrito pode aumentar e causar desgaste prematuro, além de superaquecer o motor.
Recomenda-se ao trocar o óleo do motor, também trocar o filtro de óleo, pois nele encontram-se resíduos que ficaram retidos e óleo contaminado.
2 – Fluido de arrefecimento
Se o líquido de arrefecimento, que refrigera o motor e não for verificado e trocado regularmente pode ocasionar o superaquecimento do motor, danificando seriamente componentes vitais para o funcionamento do veículo. Tais como o cabeçote, o bloco do motor, as juntas do cabeçote, as válvulas e os pistões. O líquido de arrefecimento também contém aditivos que ajudam a proteger essas peças contra a corrosão e auxiliam na lubrificação das mangueiras. Se o líquido não for trocado, esses aditivos se esgotam e as peças podem começar a corroer e as mangueiras a ressecar, causando vazamentos.
3 – Fluidos de freio
Os fluidos de freio são essenciais para manter os freios do seu carro em funcionamento adequado. Eles transferem a pressão do pedal de freio para as pastilhas e sapatas, que são responsáveis por retardar o movimento do carro. Vale ressaltar que o fluido de freio precisa aguentar um alto ponto de ebulição, caso contrário, ele não irá conduzir corretamente a pressão no sistema, causando uma sensação de pedal baixo ao frear, ou a sensação de pedal esponjoso. Necessitam, muitas vezes, de maior distância para completar a frenagem, isso sem considerar que podem ocasionar acidentes.
As peças que podem ser danificadas pela falta de revisão dos fluidos de freio incluem:
- Cilindro mestre
- Servo freio
- Pinças de freio
- Cilindros de roda
- Mangueiras
- Válvulas do sistema de freio
Isso pode acontecer porque o fluido de freio vencido oxida o sistema e pode causar vazamentos e falhas na parte hidráulica. Se essas peças forem danificadas, pode ser necessário substituí-las a um custo consideravelmente mais alto do que apenas a troca programada do fluido de freio.
4 – Fluidos de transmissão
Os fluidos de transmissão ou óleos de caixa (dependendo do modelo do câmbio) são essenciais para manter a transmissão funcionando corretamente e prolongar a vida útil do seu carro. Eles lubrificam as engrenagens e outras peças móveis da transmissão, ajudando a evitar o desgaste e a reduzir o atrito. E também substituição do filtro do fluido da transmissão que retém resíduos e óleo contaminado.
Se o fluido de transmissão estiver abaixo do nível ou sujo, ele pode levar a uma série de problemas, e incluindo dificuldades em mudar de marcha, trepidação, ruídos estranhos e até mesmo falha na transmissão. Além disso, a falta de manutenção adequada pode resultar em um superaquecimento da transmissão, que pode causar danos sérios e caros.
5 – Fluido de direção hidráulica
Com o uso, ocorre o desgaste natural dos componentes. Então, a cada 30 ou 50 mil km rodados ou, dependendo do modelo do veículo, é necessário fazer a troca do fluido.
A revisão preventiva desse sistema também verifica se existem vazamentos, pois se a direção hidráulica trabalhar sem óleo ou com óleo abaixo do nível, os componentes hidráulicos como a bomba da direção hidráulica, podem sofrer desgastes e ter que ser feito a substituição.
6 – Fluido Limpador de Para-brisas
Mistura de líquido no reservatório do limpador de para-brisas com o objetivo de limpar o para-brisas, melhorar a visibilidade e segurança ao dirigir. E também conserva as palhetas e o para-brisa, não ressecando as borrachas e reduzindo o atrito. Não se deve utilizar detergente comum para não agredir as borrachas, opte sempre por fluidos com essa finalidade.
7 – Fluido da Caixa de Transferência
Todo carro que possui o sistema de tração adicional 4×4 tem caixa de transferência, ou seja, uma caixa que transfere a tração para as 4 rodas e, por isso, precisa trocar o fluido que trabalha nesse sistema.
Um problema grave que pode ocorrer é o vazamento do fluido da caixa de transferência. Como a quantidade de óleo é em torno de 1 litro, se houver vazamento, as engrenagens e demais componentes do sistema trabalham sem a lubrificação adequada, o que pode resultar em danos. Por isso a necessidade de revisão desse fluido juntamente com os demais fluidos do carro, verificar o estado de qualidade, viscosidade e o nível. Não existe alerta no painel para o nível desse fluido, por isso recomendamos a revisão preventiva.
8 – Óleo do Diferencial
Veículos com tração 4×4 necessitam trocar o óleo do diferencial, alguns possuem além do diferencial dianteiro, o traseiro, dependendo do tipo de tração. É recomendado que a manutenção seja feita a cada 40 mil quilômetros, ou quando se suspeite de uma contaminação com barro, lama e outros detritos. A falta de lubrificante ou nível baixo, óleo não apropriado ou vencido, tudo isso é capaz de gerar danos severos aos componentes do diferencial. A troca do fluido mantém não só as engrenagens cumprindo seu papel com perfeição como também o sistema sempre limpo de impurezas e qualquer tipo de sujeira que possa atrapalhar seu funcionamento.
Nossa recepção está disponível no WhatsApp pelo número (48) 32410044, consulte-nos, teremos grande satisfação em oferecer total atenção caso você tenha ficado com dúvidas sobre como fazer para agendar a Revisão dos Fluidos do seu carro!
Formulário de Agendamento de Serviço:
Se você possui uma BMW, vai gostar desse material que temos! Link