Fique atento às pastilhas de freio
Pastilhas de freio: a maioria dos veículos vendidos no Brasil possui sistema de freios a disco somente nas rodas dianteiras. Porém, nos casos em que também há disponibilidade do sistema nas rodas traseiras, a atenção dada deve ser a mesma.
Você sabe reconhecer os sinais de que as pastilhas de freio estão no fim da sua vida útil?
É extremamente importante que essas peças passem por verificações com certa frequência, afinal não há como prever qual o momento que você mais vai precisar delas. Além disso, a manutenção correta das pastilhas aumenta em muito a vida útil do sistema e evita a necessidade de troca dos discos de freio antes do final da sua real vida útil.
Uso e desgaste das pastilhas de freio
Quando acionado o sistema, as pastilhas entram em contato com os discos de freio. De acordo com a forma de uso, a duração delas será maior ou menor.
Exemplo: se o veículo é utilizado com frequência num espaço urbano com cruzamentos, paradas em sinais, filas, etc., a necessidade de troca será maior, pois estas serão gastas num tempo menor.
É bom atentar para o que recomenda o manual do seu carro. Porém é indicado que em todas as revisões seja feita uma avaliação do sistema. Além disso, sinais de desgaste que levam à necessidade de uma avaliação profissional podem ser percebidos pelo próprio condutor. São eles:
- Sensação de o pedal de freio estar “frouxo”;
- Ruídos metálicos;
- Trepidação no pedal de freio no momento da frenagem.
No caso de ouvir estes ruídos a atenção deve ser redobrada pois, neste momento, o contato da pastilha começa a desgastar os discos. Isso diminui a eficiência do sistema de freio e torna necessário também substituí-los. Nesse caso, a conta do conserto poderá custar, no mínimo, o dobro do que custaria somente a troca das pastilhas no momento correto.
Recomendações básicas para obter maior a vida útil das pastilhas de freio
- Utilizar peças indicadas pelo fabricante do seu veículo;
- Reduzir suavemente a velocidade, quando avistar obstáculos. Evitar freadas bruscas;
- Fazer uso do freio motor para reduzir a velocidade;
- Verificar com um profissional, a situação das pastilhas de freio a cada 10.000 Km.