Economize com o seu carro flex
A economia é o motivo central da procura constante por um carro flex no mercado automobilístico. No entanto, deve-se ficar atento aos cuidados básicos com veículos deste tipo.
Na hora de abastecer, muita gente acaba se esquecendo de verificar o reservatório de gasolina no compartimento do motor. Lembre-se de que esse detalhe é responsável por realizar a partida a frio do carro flex.
Saber utilizar a vela recomendada para determinado tipo de combustível também é fundamental para manter o bom desempenho do veículo. As velas frias devem ser usadas para bicombustíveis e as velas quentes com motores a gasolina.
Devo abastecer com uma quantidade maior de álcool ou gasolina?
Gasolina
• Apesar de a gasolina ser mais cara, ela apresenta uma economia significativa no consumo – que pode chegar até 30% – já que possui um maior poder calorífero.
• Apesar de mais poluente, a gasolina tem melhor desempenho do motor em função da sua taxa de compressão, possibilitando maior torque e potência.
Álcool
• É mais barato, mas consome mais.
• Possui um poder antidetonante muito maior que a gasolina, o que possibilita maior agilidade ao veículo.
• Melhor qualidade do ar, já que este combustível emite menos poluentes na atmosfera, se comparado aos outros refinados do petróleo.
Não existe, porém, uma proporção exata da mistura de gasolina e álcool sugerida pelos especialistas para melhorar o desempenho do veículo. Aliás, a vantagem dos motores flexíveis é justamente poder operar com quaisquer volumes entre os dois combustíveis ou somente com apenas um deles.
Os motores bicombustíveis funcionam como os motores normais, com a vantagem de que eles podem se aproveitar de todos os benefícios que, tanto a gasolina, quanto o álcool, tem a oferecer.
Dica importante
Para saber se vale a pena abastecer com álcool, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for um valor menor que o preço do álcool, o certo é abastecer com gasolina; se for maior, o álcool é a melhor opção. Isso porque o rendimento médio do álcool é 30% menor do que o da gasolina.