Condicionadores de metal realmente aumentam a vida útil, potência e economia do motor?
Recentemente começou a fazer sucesso no mercado uma nova categoria de produtos: os condicionadores de metal ou redutores de atrito. A promessa é que o seu uso condiciona as peças ao menor desgaste, proporciona menor ruído, menor vibração do motor, menor emissão de poluentes e ainda proporciona ganho de potência, tudo isso, obviamente, resultado da redução do atrito. Além disso, o produto ainda facilita a partida a frio dos motores. Parece mágica, não é mesmo? Então, será que estes produtos funcionam?
Várias marcas desse tipo de produto já se encontram à venda pelo Brasil. Dentre elas três se destacam, a Molykote, da primeira geração, a Militec, de segurança geração e a Motorkote, que chega ao mercado trazendo um condicionador de metais de terceira geração, sem adição de cloro, componente que causa oxidação dos metais. O condicionador de metais Motorkote vinha sendo importado de maneira independente e agora chega oficialmente ao Brasil.
Mas afinal, o que é um condicionador de metal?
Os condicionadores de metal são compostos desenvolvidos especificamente para aumentar a vida útil e melhorar a performance de componentes do motor. Eles utilizam o óleo lubrificante do motor apenas para serem espalhados pelo sistema e não alteram as características dos óleos lubrificantes, portanto, não podem ser considerados como aditivos.
Qual a finalidade dos condicionadores de metal e como eles funcionam?
O condicionador de metal tem como principal finalidade a redução do atrito entre as peças metálicas. Em conseqüência disso, traz a diminuição do desgaste desses componentes, o que aumenta a sua durabilidade. Para que isso aconteça, ele se espalha pelo interior do motor conduzido pelo fluxo do óleo lubrificante. Quando o condicionador de metal entra em contato com as superfícies metálicas, forma uma película que alisa, endurece e protege estas superfícies.
Quais vantagens sobre o não uso do condicionador de metal?
Tendo como base o fato de que ele protege os componentes, reduzindo atrito e consequentemente o desgaste, a vantagem mais notável é o aumento da vida útil do motor. Além disso, a redução do atrito traz a diminuição da temperatura do sistema durante o seu funcionamento. E não apenas isso, reduzindo o atrito, o motor vibra menos, torna-se mais econômico e obtém maior performance. Obviamente não terá um ganho de performance ou economia de combustível como o de alguma alteração mecânica ou eletrônica com esse objetivo, mas terá. A maior e principal vantagem mesmo é o aumento da vida útil do sistema mecânico.
Quando e quanto aplicar do condicionador de metal no motor do carro?
A aplicação dos condicionadores de metal, de maneira geral é feita a cada duas trocas de óleo já o quanto se deve aplicar, depende da marca do condicionador.
Quanto custa e como saber se o condicionador de metal realmente funciona?
O custo dos condicionadores de metal são baixos, ainda mais se relacionados aos benefícios que trazem sendo o maior, de fato, o aumento da vida útil do motor, pois se utilizado desde que o o motor for novo, pode chegar ao dobro. O preço de cada frasco gira por volta dos R$ 90 reais, em valores de abril de 2019.
Se ele realmente funciona? Deixamos que esse teste do canal AltaRPM do YouTube te responda.
Caso ainda fiquem dúvidas aproveite para adquirir o produto MOTORKOTE 100 com um super desconto reservando pelo link do whatsapp https://bit.ly/2QkP3cb e faça um teste você mesmo. Acompanhe vocês mesmo a economia de combustível logo na primeira semana de uso do produto (considerando mínimo de 500 quilômetros rodados). Recomendamos que o produto seja aplicado junto com a troca de óleo ou pelo menos faltando 1.000 quilômetros para a próxima troca, quilometragem suficiente para o produto penetrar em todas as galerias do motor e garantir um resultado ainda melhor!