Impactos do óleo vencido no motor do seu carro

Se o óleo do motor estiver sujo ou vencido pode ter um forte impacto no bom funcionamento do seu carro. Em especial, porque a função do óleo é a de lubrificar as partes do motor, reduzir o atrito e evitar problemas de desgastes excessivos.

Com o tempo, partículas de sujeira, principalmente geradas pelo próprio processo de combustão, se acumulam no óleo. O excesso dessas partículas pode contribuir para um maior atrito das peças do motor. Por isso, recomenda-se trocar o óleo em média a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros.

Além de limpar, o óleo mantém a temperatura do motor. Então, se ele estiver vencido pode gerar aumento da temperatura. Prejudicando a performance e o desempenho do veículo, e também influenciando num maior consumo de combustível.

É por isso que os fabricantes recomendam manutenção de rotina para a troca de óleo e filtro de óleo. Para se certificarem de que todo o óleo em seu motor está limpo, já que dentro do filtro ficam retidos em média até meio litro de óleo usado.

Como saber se o óleo está sujo?

O motorista também podem fazer um teste manual, puxando a vareta (com o motor frio) e esfregando o óleo usado do motor entre os dedos para verificar a existência de grãos ou partículas duras de sujeira. Ou se preferir utilize os serviços de Troca de Óleo de sua oficina mecânica de confiança e aproveite para verificar outros Itens de Segurança Totalmente Grátis saiba mais.

agende AGORA pelo WhatsApp

 

Gostou deste post?

Você pode gostar...

Fale conosco pelo WhatsApp