Fique atento às pastilhas de freio

Pastilhas de freio: a maioria dos veículos vendidos no Brasil possui sistema de freios a disco somente nas rodas dianteiras. Porém, nos casos em que também há disponibilidade do sistema nas rodas traseiras, a atenção dada deve ser a mesma.

Pastilhas de freio: Fique atento à manutenção dos freios do seu carro. Bem Auto Soluções automotivas, oficina mecânica especializada no Kobrasol, São José, Florianópolis, Biguaçu, Palhoça.

Você sabe reconhecer os sinais de que as pastilhas de freio estão no fim da sua vida útil?

É extremamente importante que essas peças passem por verificações com certa frequência, afinal não há como prever qual o momento que você mais vai precisar delas. Além disso, a manutenção correta das pastilhas aumenta em muito a vida útil do sistema e evita a necessidade de troca dos discos de freio antes do final da sua real vida útil.

Uso e desgaste das pastilhas de freio

Quando acionado o sistema, as pastilhas entram em contato com os discos de freio. De acordo com a forma de uso, a duração delas será maior ou menor.

Exemplo: se o veículo é utilizado com frequência num espaço urbano com cruzamentos, paradas em sinais, filas, etc., a necessidade de troca será maior, pois estas serão gastas num tempo menor.

De acordo com a forma de uso, a duração das pastilhas de freio será maior ou menor. Bem Auto Soluções automotivas, oficina mecânica especializada no Kobrasol, São José, Florianópolis, Biguaçu, Palhoça.

É bom atentar para o que recomenda o manual do seu carro. Porém é indicado que em todas as revisões seja feita uma avaliação do sistema. Além disso, sinais de desgaste que levam à necessidade de uma avaliação profissional podem ser percebidos pelo próprio condutor. São eles:

  • Sensação de o pedal de freio estar “frouxo”;
  • Ruídos metálicos;
  • Trepidação no pedal de freio no momento da frenagem.

No caso de ouvir estes ruídos a atenção deve ser redobrada pois, neste momento, o contato da pastilha começa a desgastar os discos. Isso diminui a eficiência do sistema de freio e torna necessário também substituí-los. Nesse caso, a conta do conserto poderá custar, no mínimo, o dobro do que custaria somente a troca das pastilhas no momento correto.

Recomendações básicas para obter maior a vida útil das pastilhas de freio

  • Utilizar peças indicadas pelo fabricante do seu veículo;
  • Reduzir suavemente a velocidade, quando avistar obstáculos. Evitar freadas bruscas;
  • Fazer uso do freio motor para reduzir a velocidade;
  • Verificar com um profissional, a situação das pastilhas de freio a cada 10.000 Km.

 

Gostou deste post?

Você pode gostar...

Fale conosco pelo WhatsApp