Dificuldades na troca de marchas são causadas por problemas mecânicos

Dificuldades na troca de marchas: Certamente você já olhou com desconfiança para alguém que estava com dificuldades no momento de engatar a marcha. Saiba que nem sempre a culpa é do motorista. Algumas vezes essa dificuldade pode ser um problema mecânico.  A Bem Auto preparou uma lista com os principais motivos.

Dificuldades na troca de marchas. Veja uma lista de possíveis problemas que podem ocasionar a dificuldade de engatar a marcha do seu carro. Problemas no câmbio. Bem Auto Soluções Automotivas. Oficina Mecânica Especializada no Kobrasol, São José, Florianópolis, Biguaçu, Palhoça.

Cabo da embreagem

Quando o condutor passa a sentir dificuldade para engatar as marchas, o problema pode estar no cabo da embreagem. Em alguns casos, antes de arrebentar, o cabo começa a chiar quando é acionado.

Fluido da embreagem

Em veículos equipados com sistemas hidráulicos de embreagem, se deve verificar o fluido e seguir as recomendações sobre as trocas dadas pelo do fabricante. Normalmente essas trocas devem ser feitas a cada 50 mil quilômetros. Havendo algum problema relacionado ao fluido, o condutor logo sentirá o pedal pesado e possivelmente não conseguirá engatar as marchas.

Óleo da caixa de câmbio

Não é comum que o nível do fluído do óleo da caixa de câmbio baixe, a menos que estejam ocorrendo vazamentos. O que ocorre é a perda da viscosidade do óleo, que torna a sua substituição necessária, segundo as montadoras, a cada 50 mil quilômetros. Caso não seja realizada a substituição, poderá acontecer o desgaste acentuado das engrenagens e a ocorrência de ruídos.

Rolamento do eixo piloto

Sempre que houver a troca da embreagem é importante verificar cuidadosamente o estado geral e a lubrificação deste rolamento pois, quando avariado, ele provoca ruídos ao acionar a embreagem e ao arrancar o veículo.

Platô

Outro motivo de haver a dificuldade de engatar as marchas ou sentir o pedal duro é a deformação das chapas tangenciais. Quando isso ocorre, a abertura do platô de embreagem fica comprometida, favorecendo essa situação.

Estrias do disco da embreagem

Caso o disco da embreagem esteja gasto, o condutor sentirá o carro trepidar ao arrancar. Quando a lubrificação for insuficiente ou houver oxidação do eixo piloto, haverá interferência no deslocamento do disco. O motor não conseguirá se separar completamente do câmbio, o que acarretará na dificuldade de engatar as marchas. Principalmente a marcha à ré. A recomendação é que se faça uma limpeza das estrias do eixo piloto na troca da embreagem e, após, a lubrificação de todo o conjunto.

Ligue agora 48 3241-0044 ou mande um Whatsapp 48 9987-3075.

Receba dicas de manutenção automotiva no seu e-mail

Quero receber atualizações

Gostou deste post?

Você pode gostar...

Fale conosco pelo WhatsApp