5 dicas para cuidar do motor do seu carro no inverno

Cuide melhor do motor do seu carro no inverno: Depois de semanas seguidas de frio, chegamos agora oficialmente na estação mais fria do ano.

Dicas de como cuidar do motor do seu carro no inverno, bateria, partida, ventilação, elétrica, ar-condicionado automotivo. - Bem Auto Oficina Mecânica em Florianópolis, Palhoça, Palhoça, São José, Kobrasol

Nesse frio, na maioria das vezes não temos a mínima vontade nem de sair da cama e, quando finalmente conseguimos sair, temos a impressão de quem nem o nosso carro quer sair do lugar.

Bom. Assim como nós demoramos um pouco mais a “dar a partida” em baixas temperaturas, os motores dos nossos carros também precisam de mais força para funcionar no frio. Não só eles, como também as baterias são mais exigidas. Aliás, bem mais exigidas. Tanto que muitas vezes o carro não pega na primeira tentativa e a dica, nesse caso, é desligar os equipamentos elétricos como rádio e ar-condicionado, entre outros. O ideal mesmo seria levantar uns minutos mais cedo e deixar o motor esquentar antes de sair. Nesse tempo que o motor esquenta, o alternador vai recarregando a bateria, repondo a energia usada para dar a partida.

Preparamos algumas dicas para que você não seja deixado na mão pelo seu carro na estação mais fria do ano.
Confira:

 A bateria é mais exigida no frio

Quando o frio chega, a bateria se torna uma das partes mais prejudicadas e, por isso, exige muito mais atenção. Problemas podem surgir e serem facilmente percebidos, já que, ao girar a chave na ignição, por exemplo, você irá notar a demora do motor em dar a partida. Se isso ocorrer com certa freqüência, é sinal de que se deve dar uma carga na bateria ou mesmo trocá-la por uma nova.

Lembre-se também de que o carro, quando está parado, também consome bateria. Equipamentos como rádio, rastreador, alarme e a central da injeção eletrônica, entre outros ficam sempre ligados em stand by, por isso é bom que uma ou duas vezes por semana, no caso de deixar o carro parado por muito tempo, se dê a partida e deixe o carro ligado por pelo menos 15 minutos. Isso dará uma recarga na bateria.

Não insista se o carro não pegar

É bem comum, no frio, o carro não pegar de primeira e a gente, na ansiedade de chegar ao trabalho insistir repetidas vezes.  Claro, isso é compreensível, porém é errado: isso pode encharcar as velas de combustível. O correto é esperar um pouco até que o combustível evapore totalmente para, daí sim, tentar dar a partida novamente. Se ainda assim não conseguir fazer o carro pegar, é bom pensar na possibilidade de solicitar a ajuda de um mecânico.

O motor de arranque também precisa de atenção especial

Caso haja algum problema no motor de arranque, a partida não vai acontecer. Problemas nessa parte são mais comuns no inverno e aí o que aparece  com maior freqüência são defeitos no bendix e escovas.

Não se esqueça do ar-condicionado

Provavelmente você passará muito tempo sem nem lembrar do ar-condicionado do seu carro, durante a estação. Esse tempo sem o uso do equipamento poderá ressecar as borrachas de vedação e também danificar sua tubulação. Recomendamos que você ligue o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana com o objetivo de fazer o gás circular pela tubulação e lubrificar as borrachas.

Outras dicas para evitar problemas nesse inverno

Filas e engarrafamentos são situações comuns a todas as estações do ano. Todo mundo sai no mesmo horário para trabalhar e também para voltar pra casa. Temos também dicas para evitar que esses momentos se tornem motivo de transtornos futuros. Veja nossas dicas:

  • Não desligue o carro em congestionamentos. Mantenha-o ligado em ponto morto. Você pode estar acreditando que economiza combustível quando o desliga mas, na verdade, está forçando o funcionamento de todo o sistema a cada vez que gira a chave na ignição, desgastando desnecessariamente todas as peças das quais falamos nesse post;
  • Prefira utilizar o freio de mão em vez do pedal;
  • Fique atento às luzes no painel. Quando elas estão oscilando ou alguma luz de advertência está acesa mesmo com o carro parado há sinal de que o alternador não está bem. Problemas no alternador são as causas mais freqüentes de pane elétrica em congestionamentos.

Seguindo nossas dicas e mantendo a revisão do seu carro em dia, conforme o manual do proprietário você não vai ficar na mão nesses dias frios e poderá aproveitar o caminho da sua casa ao seu trabalho para se esquentar um pouquinho mais com o ar quente do seu carro que, aliás, será tema em breve de um novo post.

E o seu carro, está pronto para o inverno?
Agende agora uma revisão!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (necessário para confirmação)

Qual serviço gostaria de agendar?

Você precisará do serviço Leva & Traz? (grátis no raio de 20km)
SimNão

Data:

Hora:

Sua mensagem

Quero receber avisos sobre promoções e atualizações da Bem Auto

Contact form 7 Mailchimp extension by Renzo Johnson - Web Developer

Gostou deste post?

Você pode gostar...

Fale conosco pelo WhatsApp